Quais são os principais fatores de rankeamento do Google? Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares quando se trata de SEO. E a resposta é simples: ninguém sabe ao certo.

Mas calma! Embora ninguém tenha absoluta certeza de quais são os mais importantes, é fato que os fatores de rankeamento existem. 

A Backlink, por exemplo, tem uma página – atualizada frequentemente – com mais de 200 fatores

Agora, veja a seguir quais são os fatores de rankeamento mais importantes do Google:

  • PageRank
  • Autoridade do domínio
  • Relevância dos links
  • Conteúdo original e de qualidade
  • Palavra-chave no título
  • Palavra-chave no conteúdo
  • Tempo de permanência na página
  • Velocidade do carregamento
  • Design responsivo
  • Otimização de imagens
  • Usabilidade
  • Certificado SSL

Embora não seja certo que sejam os fatores de rankeamento mais importantes, eles farão a diferença em seu site.

O tão falado algoritmo do Google

O algoritmo do Google é uma das ferramentas tecnológicas mais influentes já criadas e estima-se que sejam realizadas mais de 5.6 bilhões de buscas por dia.

Por ser tão influente, o algoritmo está em constante mudança para entregar a principal missão do Google: resultados cada vez mais relevantes e úteis.

Logo, para acompanhar as mudanças do Google, é importante estar por dentro dos principais updates e você pode fazer isso consultando sites especialistas em SEO e também por recursos de ajuda do próprio Google.

Veja essa lista recursos do Google para acompanhar as principais notícias sobre como o Google Funciona e sobre as atualizações do algoritmo:

Dicas para aparecer no Google

Aparecer no Google é essencial se você quer ter sucesso no seu negócio. Afinal, como diz a autora Maria Carolina Avis, “se não está no Google, não existe!”

Muitas pessoas acreditam que basta postar algo no site e ele estará nas primeiras páginas do Google. No entanto, é preciso seguir as estratégias de SEO.

Continue acompanhando para ver dicas que você precisa considerar para alcançar bons resultados de forma orgânica (sem pagar nada por isso).

Nomeie as páginas

Coloque a nomeação certa nas páginas do seu site. O rastreamento de sites é feito pelo Googlebot e, por isso, é importante que as páginas estejam com os nomes corretos e fáceis de entender. 

A ideia do Googlebot é que ele tenha a mesma experiência que qualquer outra pessoa. 

Apresente o conteúdo de forma hierárquica

As informações na internet também devem seguir essa lógica. Por isso, é importante estruturar o conteúdo do seu site de forma hierárquica. Para isso, use tags de cabeçalho para ajudar o usuário e o algoritmo a compreenderem melhor as informações apresentadas.

Use links internos e externos

Uma dica muito importante para você aparecer no Google é usar links internos e externos. São eles que irão favorecer e complementar a experiência do usuário, sendo muito bem-vistos pelo Google.

Invista na produção de bons conteúdos

Textos de qualidade e bem produzidos fazem com que os visitantes fiquem mais tempo em seu site e o buscador valoriza muito isso. 

Assim, se você produzir conteúdos otimizados para SEO, com um conteúdo relevante e que interesse o seu público-alvo, seu posicionamento nos resultados será melhor. 

Fique atento aos seus concorrentes

Os seus concorrentes podem fornecer informações importantes sobre como melhorar sua posição nas pesquisas. 

É muito simples, basta pesquisar a palavra-chave que você definiu e analisar o que seus concorrentes estão fazendo, incluindo as chamadas que estão usando. 

Você também pode usar sites como o Semrush e o Ubersuggest para analisar o que os seus concorrentes estão fazendo. 

Personalize a URL do seu site

É muito importante que você personalize a URL do seu site para que a sua classificação melhore. Além disso, o Google lê os links e os associa com o conteúdo publicado. 

Portanto, mais do do que saber quais são os fatores de rankeamento do Google, vale ressaltar que o objetivo é produzir conteúdos que sejam cada vez mais relevantes e úteis.

Dessa forma, para ser relevante seu site não pode ser lento, tampouco pode ter uma usabilidade ruim, nem pode ter conteúdo de baixa qualidade.

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