Fala, jovem! Vou compartilhar aqui algumas ideias de como ganhar uma renda extra online. Meu intuito aqui não é que você largue o seu emprego e viva só do online, não é isso. Mas usar uma horinha do seu dia para produzir algum conteúdo ou executar alguma tarefa online que te gere uma renda extra.
Diferenças entre Renda Ativa e Renda Passiva no Mundo Digital
Antes de explicar no detalhe ideias de como ganhar dinheiro na internet, quero que você entenda um conceito que é usado muito no mercado financeiro, mas que podemos aproveitar aqui no Digital.
Renda Ativa no Digital: Tudo aquilo que você recebe por algo que você produziu ativamente.
Renda Passiva no digital: Você trabalha ativamente uma vez, e continua recebendo receita daquilo que produziu por um bom tempo. Exemplo: Produzi um artigo de blog que tem acessos diariamente, esse artigo tem anúncios. Toda vez que alguém visualiza o anúncio, eu recebo alguns centavos. Ou seja, trabalhei uma vez para produzir o site e o artigo do blog, mas ele continua gerando receita mesmo que eu não tenha que fazer mais nada, só deixar ele no ar.
Essa é uma das maravilhas da internet. E se você consegue fazer vários conteúdos que possam te gerar essa renda passiva no digital, você pode ter uma renda extra online com poucas horas de dedicação diária.
Ao longo do tempo, os conteúdos podem precisar de atualização, ou até mesmo da produção de um novo conteúdo atualizado, mas uma vez que você consegue montar uma rede de geração de renda extra online, o trabalho será principalmente de atualização. Não pense que será fácil, pois se fosse fácil, todo mundo faria.
A meu ver, o mais importante aqui é a constância e a qualidade do que for feito do que qualquer outra coisa. Muita gente desiste antes de ganhar alguma coisa.
Meu primeiro blog gerou R$21,00 após 1 ano e 8 meses de vida. Com uma dedicação de pelo menos uma hora semanal. Mas eu não desisti, segui produzindo conteúdos, até a hora que deu certo. Aprendi muito no caminho. Neste blog tento compartilhar um pouquinho desses aprendizados com você que está lendo.
Você pode até largar o seu emprego com o que gerar no digital, mas não é isso que proponho aqui. O que estou propondo, é que você use algumas horas por semana para criar algo que possa gerar receita passivamente para você no futuro. Nem todo mundo vai ter a paciência necessária para fazer nem a disciplina, mas quem fizer algumas dessas ideias, poderá sim ter uma renda extra online recorrente para te ajudar a viver melhor.
Chega de papo e vamos às ideias para ganhar dinheiro com a internet.
Ideias de renda extra na internet
Afiliação Digital
Um programa de afiliados funciona assim: uma pessoa que está buscando por uma renda extra, por
exemplo, começa a divulgar produtos ou serviços de empresas e terceiros. Essa divulgação pode ser feita
através das redes sociais, blogs, vídeos no YouTube, e-mail marketing e outros canais digitais. Ao fazer
uma venda, o afiliado recebe uma comissão, que pode ser definida por um valor fixo ou por uma
porcentagem por venda. Essa regra vai depender da empresa.
Na maioria dos programas de afiliados, o pagamento da comissão é feito quando uma venda é fechada. Acima de tudo, o programa de afiliados é uma estratégia tão benéfica para o produtor quanto para a pessoa que está se afiliando, já que ambos vão sair ganhando.
Há basicamente dois tipos de produtos que você pode comercializar na internet no sistema de afiliação. Um deles são os produtos digitais, como ebooks, cursos online, audiobooks, clubes de assinaturas etc. Nesses programas, você promove conteúdos online cadastrados na plataforma e ganha comissão por cada venda que fizer. As principais plataformas para esse tipo de afiliação no Brasil são: Hotmart, Eduzz, Monetizze.
A outra possibilidade é comercializar produtos físicos. Para isso, existem plataformas que permitem que vendedores se cadastrem no canal de vendas para comercializar os seus produtos, com preços competitivos e possibilidade de frete grátis. Você pode vender roupas, utilidades, eletrônicos, enfim, uma infinidade de produtos. Existem hoje muitas marcas que permitem o sistema de afiliação. Entre as mais conhecidas no Brasil estão: Amazon, Shopee, Shopify, Magalu e a Monetizze (produtos físicos e digitais).
Criador de Produtos Digitais
O produtor digital é quem faz infoprodutos, ou seja, é o criador dos produtos digitais. É a pessoa que compartilha conhecimento com outras pessoas, através de um infoproduto.
Qualquer pessoa pode ser um produtor digital. O mercado de infoprodutos é amplo e acessível a quem estiver disposto a ser um empreendedor digital.
Para ser um produtor digital de sucesso é necessário ter persistência e vontade de aprender. Dependendo do seu nicho, você pode criar o seu produto digital com a ajuda de um especialista ou até mesmo comprar conteúdo dele e transformar em um produto digital para vender.
Outra forma de ter o seu próprio produto é comprar a licença de um produto estrangeiro e traduzir para o português. E você também pode juntar seus conteúdos, que podem ser artigos do blog, aulas em vídeo, áudios… e transformá-los em um infoproduto.
Entre os principais infoprodutos estão: Ebooks, cursos (gravados e ao vivo), mentorias, audiobooks.
Escreva e ganhe dinheiro
Se você tem boas habilidades de escrita, existem várias maneiras de se fazer uma grana por meio das palavras, provavelmente muito mais do que você imagina. Uma delas é criar um blog para divulgar e comercializar seus textos, mas, através da internet, você ainda pode trabalhar como:
- Redator (escrevendo artigos para sites e blogs);
- Ghostwriter (escrevendo ebooks, livros e artigos para outras pessoas;
- Copywriter (escrevendo publicidades)
- Roteirista (fazendo roteiros para vídeos)
Trabalhar escrevendo na internet é mais fácil que você imagina e existem plataformas específicas onde você
pode divulgar-se como escritor freelancer. (99Frelas, Workana, GetNinjas…)
Ferramentas como o Medium e como o Vocal.Media podem ser caminhos mais rápido para publicar os seus textos e começar a ganhar. Vale a pena dar uma olhada nelas.
YouTube sem aparecer
Criar um canal no YouTube é a alternativa que muita gente vem encontrando para fazer uma renda extra. No entanto, não é todo mundo que tem a vontade ou mesmo as habilidades necessárias para aparecer diante da câmera. Mas você sabia que é possível ganhar dinheiro criando um canal no YouTube sem aparecer?
Sim, isso é muito possível, tanto que já tem muita gente fazendo isso. É claro que, assim como criar um blog, o canal no YouTube também é um negócio que exige muita dedicação e paciência, mas com certeza, é possível transformar o seu canal numa excelente fonte de renda passiva para você, afinal, uma vez postado, um vídeo fica gerando visualizações e rendendo por muito tempo.
Se optar pelo canal no YouTube, primeiro você deve estudar bem o assunto, entender como funciona e, depois colocar a mão na massa.
Para começar, você vai precisar pesquisar sobre os possíveis nichos de atuação: Moda, culinária, curiosidades etc.
Escolhido o nicho e a forma de abordagem, vai precisar de precisar criar o canal e começar a produzir os vídeos.
O YouTube tem algumas regras específicas que você vai precisar conhecer bem antes de começar. Você terá que ter um número específico de inscritos e minutos visualizados para poder monetizar o seu canal, mas tudo isso é acessível para qualquer pessoa que realmente queira fazê-lo e o faça com seriedade.
Além da própria monetização do Youtube, você poderá ter apoiadores, empresas que patrocinem você para que seu comercial apareça nos seus vídeos e, além disso, há diversas outras formas de ganhar dinheiro quando você tem um canal no Youtube com muitas visualizações.
A seguir eu te apresento dois canais, cujos produtores trabalham sem aparecer, e que podem ser usados como exemplo de canais muito bem-sucedidos no YouTube.
O Refúgio mental faz vídeos sobre coisas inexplicáveis, incomuns e surpreendentes, preparadas para quem gosta de coleções, fatos chocantes, lugares inusitados, aventuras, pessoas e fenômenos. Em dezembro de 2022, o canal já possuía 14,1 milhões de inscritos e bilhões de visualizações.
O Canal Techzone traz inovações, invenções, desenvolvimentos modernos e tecnologias do futuro,
além das últimas notícias do mundo da tecnologia. Já conta com 3,71 milhões de inscritos e tem vídeos com mais de 10 milhões de visualizações.
Assim como os produtores desses canais, você também pode descobrir um nicho interessante, pesquisar, estudar, criar um canal e fazer uma excelente RENDA EXTRA com o seu canal no Youtube.
A hora é agora
Claro que as opções são muitas e cada uma delas exige uma dose diferente de dedicação. Algumas delas requerem talento ou conhecimento, mas outras requerem apenas estudo e perseverança. E eu tenho certeza de que, com um pouco de boa vontade e bastante persistência, você vai encontrar aquilo que mais se encaixa com você.
No começo, poderá até parecer difícil, mas tenha a certeza: todos nós passamos por isso no começo. Como esse é um mercado relativamente novo, todos ainda temos muito que aprender sobre ele. Todas essas possibilidades de trabalhar em casa e fazer RENDA EXTRA são recentes, a maioria ainda não tem nem 10 anos de existência. Por isso, tudo parece tão complicado no começo.
Acredite em mim: não é difícil e qualquer um pode fazer. Óbvio que você vai ter que mergulhar no assunto, Vai ter que fazer assim como eu fiz e como milhares de pessoas estão fazendo agora mesmo em todo o mundo. Vai ter que entrar de cabeça. Vai ter que investigar, vai ter que entender como cada plataforma funciona, o que cada uma dessas oportunidades representa e aquilo que é preciso fazer para aproveitá-la.
Mas não desanime. Quando bater a vontade de desistir por achar muito complicado, pense que em breve você poderá ter uma excelente fonte de renda extra, que no futuro, inclusive, poderá vir a se tornar a sua renda principal. Pense que você poderá realizar aquele velho sonho de trabalhar em sua casa, no conforto do seu lar, sem ter que enfrentar trânsito e imprevistos todos os dias, sem chefe e perto daqueles que você mais ama.
Pensa nisso e siga em frente.