Fala, jovem! Se você chegou até aqui, está querendo saber mais sobre lançamentos digitais.
Talvez esse assunto já esteja batido pra muita gente de marketing, mas nem todo mundo sabe o que é e como é feito. Então resolvi escrever esse artigo em parceria com o Pedro Catramby, um profissional que admiro muito e me ensinou bastante sobre lançamentos no período que trabalhamos juntos na Folha Dirigida.
Durante o período que trabalhei na Folha Dirigida, criei um time de Growth. Nesse período, fizemos diversos lançamentos de cursos da Folha Cursos e conseguimos testar muitas coisas que deram errado e muitas que deram certo. 😊
O que é um lançamento digital?
Lançamento é uma estratégia de marketing digital para promover um produto ou serviço. Essa estratégia pode ser executada de diversas formas, utilizando diferentes ferramentas. Porém, todo lançamento segue alguns princípios básicos:
- Gerar conteúdo de muito valor para o público
- Coletar alguma informação de contato do possível cliente (lead)
- Fazer algum evento (gravado ou não) e levar audiência para esse evento
- Fazer uma oferta com muitos bônus e um preço matador por algumas horas ou dias (deve existir alguma escassez para fazer com que a pessoa decida comprar logo)
Existem vários tipos de lançamentos, mas tudo começou com um cara chamado Jeff Walker. (procura aí o livro Launch, de 2014). Um brasileiro chamado Érico Rocha bebeu dessa fonte e fez um estrago (no bom sentido) na internet brasileira. Criando uma legião de “lançadores” e espalhando para todos os cantos do Brasil, “A Fórmula de Lançamento”.
Você pode não concordar, não gostar, não aguentar mais ver propagandas de “lives” com conteúdos exclusivos “que não vão ficar gravadas”, com um milhão de e-mails na sua caixa de e-mail. Provavelmente você deve ter vários e-mails no seu histórico de “Obrigado e desculpa por isso, tá?“, rs. Esse é um dos e-mails da Fórmula. Enfim… a fórmula funciona e já gerou bilhões de reais em venda na internet brasileira. A Hotmart, que o diga.
Talvez a fórmula não funcione mais daqui um tempo, mas nós somos pessoas e não resistimos a uma boa oferta. Vejamos agora os tipos de lançamento no Marketing Digital.
Tipos de Lançamento no Marketing Digital
Lançamento Semente
Uma boa opção para adotar este formato de lançamento é quando se tem uma ideia de produto, porém, o produto ainda não existe ou não foi gravado sendo divulgado que será entregue em um cronograma pré determinado (Pré venda).
Durante a captação de leads para o Pré Lançamento você conseguirá validar oferta, demanda e receptividade do público. No período de pré lançamento é importante nutrir os leads com conteúdos que eduquem e elevem os níveis de consciência, contribuindo também para que a sua autoridade seja construída.
Portanto, aplicar essa estratégia é uma forma de validar diretamente com o público reduzindo tempo de produção e desenvolvimento. Além também de ter a possibilidade de redução de custos neste e nos lançamentos seguintes.
Lançamento Externo
Estratégia de lançamento mais voltada para divulgação através de parcerias. Podendo ser aplicada com afiliados, produtores de conteúdo, influenciadores ou até mesmo outros infoprodutores.
Nessas parcerias é importante analisar a compatibilidade e coerência do público que receberá a oferta do seu produto.
Lançamento Interno ou Passariano
Diferente do Lançamento Relâmpago, o Lançamento Interno ou Passariano tem como objetivo criar uma oferta apenas para a base de leads (ou audiência) mais engajados.
Muitas das vezes esses leads são remanescentes de outros lançamentos e, como não realizaram a compra, entraram em um fluxo de conteúdos com alto engajamento por e-mail, visita em site ou social. Estando mais preparados para receber uma oferta.
Como a intenção é atingir uma base mais engajada que já acompanha seus conteúdos e conhece suas ofertas, consequentemente, o CAC também poderá ser menor.
Lançamento Perpétuo
Esse formato de lançamento consiste basicamente em realizar a venda sem que haja uma ação de fechamento de carrinho. Diferente do que a grande maioria pensa, o lançamento perpétuo não é apenas criar anúncio, levar para a página de vendas e realizar a venda.
Para que este formato seja bem aplicado é necessário criar diferentes funis de venda conduzindo os leads de acordo com o seu nível de consciência até ao produto principal.
Além dos funis de venda bem direcionados é importante realizar testes constantes de criativos para Ads, testes em outras plataformas e testes A/B de páginas para encontrar o melhor CPC, CPM e CPA.
Então, como já deve ter percebido, no lançamento perpétuo é necessária uma análise constante e próxima para aumentar as vendas.
Lançamento Meteórico
O Lançamento Meteórico é um dos formatos mais popularizados no meio digital, conhecidos por gerarem os “tiros de caixa” em um período de 7 dias. Apesar de ser visto como um dos que mais geram retorno em vendas em um curto espaço de tempo, para este formato de lançamento ser bem aplicado e sucedido é importante aplicar as estratégias pré e pós lançamento.
No Pré Lançamento é necessário o aquecimento da base existente e formação de novos públicos em Ads. Essa ação é conhecida como PPL ou Pré Pré Lançamento e PL ou Pré Lançamento.
Após esse período acontecem as captações de leads para Grupos do WhatsApp onde lá receberão informações sobre o que será entregue na promessa de captação que poderá ser Ao Vivo ou Gravado. Essa parte do lançamento é conhecida como CPL ou Conteúdo Pré Lançamento, onde existe a entrega de conteúdo de valor e abertura de carrinho.
Uma das particularidades deste lançamento é que ele é repleto de gatilhos mentais em sequência. Por conta dessa aplicação de gatilhos em um curto espaço de tempo, auxiliando na tomada de decisão em compras, que é um dos formatos mais popularizados e poderosos.
Lançamento Relâmpago
Este formato de lançamento serve para criar ofertas por tempo limitado para toda a base existente de leads ou clientes. A ação é realizada onde você tem concentrada sua base ou audiência. Seja por e-mail marketing, WhatsApp ou Telegram.
É importante ter cuidado ao aplicar essa estratégia, pois a repetição constante de ofertas pode saturar a base e causar um efeito, gerando menos urgência e escassez.
Lançamento Webinário
Este é um formato de lançamento mais conhecido por ser realizado em um evento online ao vivo onde pode ser ofertada a venda de encontros como por exemplo um seminário.
Porém, ainda pouco divulgada e difundida, existe uma estratégia interessante e poderosa que alguns experts aplicaram e validaram na venda de infoprodutos.
Basicamente nesta estratégia é ofertada uma sessão gratuita de consultoria ou treinamento através de captação de leads para preenchimento de um formulário.
A promessa desta sessão gratuita tem como objetivo final elevar o nível de consciência sobre o produto ou serviço e gerar gatilhos como o de urgência, escassez e de comunidade fazendo link com o produto de venda. Realizada através do Zoom ou Meet, os leads entram na sala e poderão interagir tirando dúvidas através do chat.