O Link Building é uma das principais estratégias de SEO para alcançar melhores resultados nos mecanismos de busca. 

Com ele, é possível construir uma rede de links para o seu site, mostrando ao Google que é uma referência e que merece estar nas primeiras posições da SERP.

Neste artigo, vou te mostrar tudo o que você precisa saber sobre a estratégia de Link Building. 

Mas antes, leia nosso post de TUDO sobre SEO → 

O que é Link Building? 

Essa estratégia trata-se da obtenção de links de outros sites para o seu próprio site. Sendo assim, esses links são criados usando o texto âncora, ou seja, o texto clicável. 

O principal objetivo do Link Building é aumentar a autoridade e a relevância do seu site nos resultados de busca. Dessa forma, ao ter uma grande quantidade de links de qualidade apontando para o seu site, o Google entende que o site é bom e confiável.

Existem diversas técnicas diferentes que podem ser usadas para construir links, como produzir conteúdo valioso e relevante, infográficos ou outros tipos de mídia. 

No entanto, é importante lembrar que a qualidade dos links é mais importante do que a quantidade. Sendo assim, links de baixa qualidade podem prejudicar a classificação do seu site. 

Qual sua importância?

Os links são uma das principais maneiras que os buscadores – como o famoso Google, determinam a relevância e autoridade de um site. Logo, ter links apontando para o seu site irá aumentar a visibilidade e o tráfego orgânico. 

Além disso, ter links também é importante para aumentar a confiança e a autoridade na mente dos usuários. 

Ou seja, quando um site tem muitos links de outros sites relevantes, as pessoas podem entender que o site é confiável. Isso pode ajudar a aumentar a conversão e as vendas. 

Então, os links são importantes pois ajudam a aumentar a descoberta do seu conteúdo, aumentando o tráfego orgânico. 

Como o Google avalia os Links Building?

Como o Google avalia os links buildings

O Google avalia os Links Building de 5 principais formas, sendo elas: 

  • Qualidade e relevância do site de origem do link

O Google dá mais peso aos links vindos de sites relevantes e de qualidade em relação aos links vindos de sites de baixa qualidade ou irrelevantes.

  • Autoridade da página de origem

O buscador também leva em consideração a autoridade da página de origem do link. Páginas com mais autoridade tendem a passar mais autoridade para outro site de destino do link. 

  • Relevância do texto âncora

O texto de âncora é o texto clicável que é usado para criar o link. Os buscadores dão mais peso aos links com texto de âncora relevante e natural em relação aos links com texto forçado ou irrelevantes. 

  • Quantidade e qualidade de links apontando para o site

O Google também leva em consideração a quantidade e qualidade dos links apontando para o site. Sendo assim, um site com muitos links de qualidade tende a ser visto como mais relevante e com mais autoridade do que um site com poucos links. 

  • Velocidade de obtenção de links

Também é considerado a velocidade de obtenção de links, evitando que links que foram obtidos de forma artificial ou em massa.

É importante destacar que o algoritmo do Google é complexo e está sempre evoluindo. Logo, essas diretrizes podem mudar ou serem atualizadas periodicamente.

As principais técnicas de Link Building

Existem diversas técnicas diferentes que podem ser usadas para construir links. Aqui irei te mostrar as principais. Acompanhe: 

Conteúdo de qualidade: Produzir conteúdos de valor e que sejam relevantes é uma das melhores maneiras de atrair links naturalmente. Afinal, quando os usuários encontram conteúdo útil e que atendem às suas necessidades, eles tendem a compartilhá-lo e linká-lo. Dessa forma, o tráfego tende a aumentar, assim como a autoridade do site.  

Guest blogging: Os guest posts são conteúdos trocados entre dois parceiros. Dessa forma, escrever artigos para outros sites relevantes em seu segmento é uma ótima forma de obter links para o seu site. Isso permite que o site alcance novos públicos e aumente a visibilidade.

Broken link building: Encontrando e reparando links quebrados em outros sites e pedindo para que eles sejam redirecionados para o seu site. Essa também é uma forma de aumentar a autoridade do seu site e o tráfego. 

Infográficos e mídias visuais: Esses tipos de conteúdos são muito compartilhados e podem gerar ótimos links. 

Marketing de conteúdo: Criando conteúdos relevantes para o seu público-alvo e usando técnicas de SEO on-page, é possível atrair links de forma orgânica e natural.

Comentários em blogs: Comentando em blogs do seu segmento e colocando links do seu site nas respostas, você pode conseguir links de qualidade. No entanto, é importante que você não comente como Spam. 

Essas são algumas das técnicas de Link Building que você pode aplicar para melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.  

Lembre-se: é preciso ter cuidado para não violar as diretrizes do Google e seguir as práticas de Link Building recomendadas. Evite técnicas que possam ser consideradas spam ou manipulação. 

As 6 melhores ferramentas de Link Building 

Existem muitas ferramentas disponíveis para ajudar na construção de links, algumas das melhores incluem: 

Ahrefs

link-building-ahrefs

É uma ferramenta de análise de backlinks e palavras-chave que ajuda a encontrar oportunidade de Link Building. Ela permite que você veja quais sites estão linkando para seus concorrentes e encontre oportunidades para obter links semelhantes. 

SEMrush

Trata-se de uma ferramenta de SEO que fornece informações sobre backlinks e palavras-chave. Com ela, você consegue ver a evolução dos links para o seu site e para os concorrentes. Também é possível encontrar oportunidades de Link Building. 

Majestic

link-building-majestic

Aqui, você encontrará informações detalhadas sobre a qualidade e autoridade dos links. Ele também permite que você veja o histórico de links para o seu site e para os concorrentes. 

BuzzSumo

O objetivo aqui é encontrar conteúdo popular e identificar quem está compartilhando conteúdo semelhante. Isso pode ajudá-lo a encontrar oportunidades. 

Google Analytics

É uma ferramenta gratuita que permite que você veja o tráfego do seu site e de onde ele está vindo.

Google Search Console

link-building-google-search-console

Neste site, você poderá saber como está o seu site e se ele está sendo indexado pelo Google. Também é possível saber quais palavras-chave estão gerando tráfego. Dessa forma, você poderá identificar oportunidades.

Lembre-se que é importante escolher a ferramenta que melhor se adapte às suas necessidades e aos seus objetivos. 

Agora você já entende como funciona o Link Building e tem todas as ferramentas para começar sua estratégia! 

Comece a avaliar como está o perfil de links das suas páginas, faça as correções necessárias e busque oportunidades de parceria e linkagem para melhorar os seus backlinks! 

Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre SEO!