Você sabe o que são palavras de transição? Elas suavizam o texto, deixando mais fácil de entender e continuar lendo. Além disso, ajudam – e muito, na experiência do usuário.

No entanto, assim como todo recurso de SEO, é preciso usar com cautela na produção dos textos. 

Neste artigo, vou te explicar o que são, qual a sua importância e como usá-las para melhorar o SEO de seus conteúdos. Acompanhe! 

O que são as palavras de transição?

As palavras de transição tem como objetivo conectar frases, fazendo com que o leitor atribua sentido às informações. 

Ou seja, elas são um dos recursos que mostram ao usuário a relação entre as frases ou parágrafos. 

Dessa forma, o método impacta diretamente na experiência do usuário. 

Para que elas servem?

Se você já usou o Yoast – um plugin que checa o desempenho de um texto antes de sua publicação no WordPress -, já deve ter notado que ele possui um critério chamado palavras de transição

palavras de transição

Esse é um dos critérios de SEO para melhorar o conteúdo, deixando mais fluido e ajudando o leitor a não perder o fôlego enquanto lê. 

Portanto, as palavras de transição servem para enriquecer o conteúdo, sendo um elemento estratégico.  

Benefícios dessa estratégia para SEO

Como vimos, as palavras de transição são muito importantes na construção do conteúdo e para a experiência do usuário. Mas e para o SEO?

A seguir, veja os benefícios desse recurso para SEO:

Escaneabilidade

A leitura online é diferente da feita em materiais impressos. De acordo com um estudo do Nielsen Norman Group, apenas 16% das pessoas leem palavra por palavra. Enquanto isso, 79% usa o padrão “scanner”.

Ou seja, muitas informações escritas são ignoradas durante a leitura. Isso se deve porque ler em uma tela exige um esforço maior.

Nesse sentido, as palavras de transição são úteis para facilitar esse tipo de leitura “scanner”.  

Métricas

Se o seu texto não for fácil de ler, com frases desconexas e sentenças longas, dificilmente alguém irá ler até o final.

E isso afeta diretamente as métricas do seu site. Afinal, o tempo de permanência e a taxa de rejeição são muito importantes.

Sendo assim, usar essa estratégia é fundamental para que o seu conteúdo seja de qualidade e faça com que as pessoas leiam até o final. 

Coesão

As palavras de transição funcionam como elementos textuais de coesão, interligando ideias e produzindo novos sentidos. 

Sem os termos ligando as frases, a leitura ficaria muito mais complicada e frustraria o usuário que está buscando respostas. 

Ranqueamento

Todos os dias os robôs do Google analisam as páginas indexadas para checar se cumprem as práticas de SEO. 

No entanto, caso haja um conteúdo que não está dentro do esperado, ele perde posições na SERP para outros conteúdos que estão com uma qualidade melhor. 

Por isso, vale a pena otimizar o seu artigo para uma leitura melhor e com informações boas.  

Palavras de transição para SEO

Existem diversas palavras de transição e cada grupo tem um sentido diferente, dependendo da relação entre as frases.

Veja as palavras para SEO a seguir:

Ideia de continuação

  • ainda mais
  • por outro lado
  • do mesmo modo
  • bem como
  • juntamente com…

Tempo

  • logo depois
  • imediatamente
  • frequentemente
  • ao mesmo tempo
  • posteriormente
  • nesse ínterim
  • simultaneamente

Conclusão

  • enfim
  • em síntese
  • em suma
  • definitivamente
  • afinal
  • dessa forma
  • assim
  • logo
  • em conclusão

Começo, introdução

  • antecipadamente
  • antes de mais nada
  • a princípio
  • de antemão
  • à primeira vista
  • desde já
  • primeiramente

Semelhança, conformidade

  • da mesma forma
  • de acordo com
  • igualmente
  • segundo
  • sob o mesmo ponto de vista
  • assim também

Ênfase

  • absolutamente
  • acima de tudo
  • ainda mais
  • antes de mais nada
  • certamente
  • de fato
  • definitivamente
  • em qualquer caso
  • enfaticamente
  • inegavelmente
  • nunca
  • o mais importante
  • realmente
  • sem dúvida
  • sem reservas
  • sempre
  • sobretudo
  • surpreendentemente

Palavras de transição com uma palavra

  • ademais;
  • afinal;
  • aliás;
  • anteriormente;
  • assim;
  • certamente;
  • conforme;
  • conquanto;
  • contudo;
  • decerto;
  • embora;
  • enfim;
  • enquanto;
  • então;
  • entretanto;
  • eventualmente;
  • inegavelmente;
  • inesperadamente;
  • mas;
  • outrossim;
  • pois;
  • porquanto;
  • porquê;
  • portanto;
  • posteriormente;
  • primeiramente;
  • primordialmente;
  • principalmente;
  • salvo;
  • sobretudo;
  • surpreendentemente;
  • todavia.

Dicas para incluir palavras de transição no texto

Para usar palavras de transição em seu conteúdo é importante entender o tom de voz do seu público

Afinal, não faz sentido usar expressões sérias se sua empresa é mais jovem e informal.

Separei algumas dicas para te ajudar a usar as palavras de transição em seu texto.

Pense na experiência de leitura

A experiência do usuário é uma das coisas que o Google mais leva em consideração. Por isso, não use palavras de transição fora do contexto, pois pode afetar a leitura do usuário. 

Inclua as palavras de maneira natural e onde for pertinente. 

Busque boas referências

Uma boa dica é buscar referências em outros conteúdos. Assim, você entenderá como outros sites as palavras de transição e poderá usar da maneira correta em seu texto. 

Use Plugins

Se você não quer exagerar a dose nas palavras de transição, saiba que é possível usar plugins no WordPress. 

Dessa forma, ele te mostrará se faltam palavras ou se foram usadas muitas, permitindo que você edite o texto antes de publicar.

Use naturalmente

O principal objetivo de usar essa estratégia de SEO é deixar o texto mais fluido e fácil de compreender. Portanto, é muito importante que você seja o mais natural possível. 

Para isso, use as palavras de transição apenas quando elas realmente fizerem sentido.

Concluindo…

As palavras de transição ajudam o usuário na leitura e na compreensão do conteúdo. 

Isso é muito importante para melhorar o SEO do seu site, para que o Google e, consequentemente, para tornar seu site relevante.

Esse artigo foi útil para você? Então aproveite e continue aprendendo sobre SEO com a gente!