Você certamente já ouviu falar de alguns códigos chamados H1, H2 e H3, mas você sabe para que eles servem? As Heading Tags, ou títulos e subtítulos, são as marcações de cabeçalho, e servem para organizar o seu conteúdo. Elas facilitam a leitura dos usuários e dos robôs dos mecanismos de busca do conteúdo de uma página.
Veja agora como organizar seus títulos e subtítulos para SEO!
Índice do artigo
O que são e para que servem as Heading Tags?
Trata-se de uma técnica de SEO para deixar os textos mais organizados e facilitar a leitura.
Essas tags indicam qual é o conteúdo mais importante da página, criando uma hierarquia de informações para o usuário.
Mas não é só isso!
Os títulos e subtítulos são essenciais para que os buscadores entendam a estrutura do seu conteúdo.
Isso acontece porque a linguagem de programação que grande parte dos sites é em HTML (Hypertext Markup Language).
Importância dos títulos e subtítulos para SEO
Para que os buscadores entendam que sua página é relevante, é necessário colocar em prática as estratégias de SEO. Entre os fatores de rankeamento do Google, estão os títulos e subtítulos.
Eles organizam a estrutura do seu texto e informam o assunto do conteúdo aos mecanismos de busca. Além disso, tendem a ter as palavras-chave – o que também conta para os buscadores.
Sendo assim, ao organizar o conteúdo da sua página com títulos e subtítulos, você estará adequando sua página para SEO, o que proporcionará um melhor ranqueamento e ajudará na experiência do usuário.
Como escolher o título e subtítulo
Toda página tem um objetivo, seja ele vender, informar, obter dados, entre outros. Sendo assim, é fundamental que esse foco esteja claro nos conteúdos.
E para isso você pode usar as palavras-chave no título e nos subtítulos.
Separei algumas dicas de como definir as headings tags. Basta se fazer essas perguntas:
- Qual é a ideia principal do texto?
- O que forma essa ideia principal?
- Em qual ordem vou apresentar esses elementos para o usuário?
Respondendo essas perguntas você já terá uma noção de como estruturar o seu conteúdo da melhor maneira para SEO e usuários.
Como usar as Headings Tag em SEO
É bem simples! Lembre-se sempre que:
- H1: Título
- H2: Subtítulos
- H3: Para dividir os elementos facilitando ainda mais o entendimento
E assim por diante.
Veja um exemplo abaixo:
Seguindo essa ordem de mais importante (H1) para o menos (H6), a sua página fica estruturada e proporcionará uma navegabilidade mais agradável aos visitantes e aos mecanismos de busca.
Além disso, para SEO, é importante usar as palavras-chave com moderação e evitar os mesmos subtítulos em conteúdos diferentes.
H1: Título das páginas
O ideal para os títulos é que eles não tenham mais do que 70 caracteres, pois, quanto menor o título, mais importância os motores de busca dão a cada palavra.
É no título que você coloca a ideia central do seu texto!
Para escolher um bom título, é importante que você planeje as palavras-chave. Você pode organizá-las por meio do planejador e descobrir como as pessoas estão pesquisando.
Alguns exemplos de planejadores são:
H2: Subtítulos
Os subtítulos indicam a hierarquia e a prioridade de alguns temas do texto. As headings variam de H1 a H6.
Uma dica é colocar as palavras-chave nos subtítulos para ajudar os buscadores a identificar o que é importante.
A mistura entre H2 e H6 pode ocorrer desde que tenha uma coerência interna. Não pode ficar confuso para os usuários e nem para os robôs do Google.
Dicas para títulos e subtítulos
Organizar bem o conteúdo das páginas contribui – e muito, para alcançar as primeiras posições no Google. Afinal, durante o rastreio do site, os bots conseguem identificar a posição dessas tags na página.
Dessa forma, eles destacam os subtítulos de acordo com o interesse do usuário que pesquisou.
É por isso, que é importante saber como usar Títulos e Subtítulos em seus posts. É uma forma de você mostrar para o Google qual parte é a mais importante do seu post.
Sendo assim, separei algumas dicas para você aplicar quando for publicar um conteúdo. Acompanhe:
Evite palavras complicadas
Antes de mais nada, os subtítulos tem como objetivo tornar o conteúdo mais claro e ajudar os usuários a encontrar a solução para o seu problema mais rápido.
Crie um padrão
Itens com ideias semelhantes tornam a leitura mais fluida e estimulam o leitor a ver mais o texto. Além disso, eles devem ser coerentes entre si.
Conecte os subtítulos com o título
Dessa forma, você não fugirá do tema principal e tornará o texto mais coerente.
Pense no tamanho do conteúdo
Isso fará com que os subtítulos fiquem harmonicamente distribuídos. Dessa forma, a escaneabilidade da publicação fica mais fácil. As frases curtas para subtítulos também ajudam na leitura.
Em resumo
Saber usar essa estratégia ajudará os leitores e o rastreador do Google a escanear o seu conteúdo e rankeá-lo.
Sendo assim, o leitor se conectará ao texto e entenderá a mensagem que você está tentando passar.
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