Todos os dias você se depara com milhares de artigos, posts em sites e infográficos publicados competindo por um lugar no ranking dos motores de busca. 

Com essa infinidade de conteúdo, como ser notado pelo usuário?

A resposta é simples: SEO

E uma das bases do SEO é construir um conteúdo original e de qualidade. Mas há, também, um tipo de conteúdo poderoso que pode ajudar a impulsionar os seus esforços com SEO. 

São os Conteúdos Cornerstones.

Continue a leitura para entender o que são conteúdos cornerstones, qual sua importância e como fazê-los.

O que são Conteúdos Cornerstones?

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O Conteúdo Cornerstone, também conhecido como “conteúdo de sustentação”, é um dos elementos importantes em SEO. Trata-se de um material confiável, abrangente e de alta qualidade para obter o máximo de interação. 

É nele que as informações mais valiosas estão inseridas, onde os backlinks serão direcionados e que guiarão a navegação do seu usuário.

Ou seja, são os melhores artigos e páginas que você quer que sejam indexados pelos mecanismos de busca.  

Afinal, por que ele é tão importante?

Esse tipo de conteúdo é uma espécie de guia central do seu site que facilita a navegação para que os leitores tenham uma boa experiência.

No conteúdo cornerstone terá as palavras-chave que você quer rankear, imagens dispostas estrategicamente e o tipo de interação que você quer que o usuário faça. 

Sendo assim, é um material de extrema qualidade. A seguir separei 3 principais motivos para você produzir um conteúdo cornerstones. Veja:

  • É o conteúdo que os visitantes do seu site querem ver;
  • Irá gerar envolvimento dos usuários;
  • Os motores de busca adoram.  

Se você quer conquistar espaço na internet e ter resultados, é preciso criar textos que, de fato, tenham importância para o usuário e agreguem algo para eles. 

Por isso é importante que você crie conteúdos cornerstones.

Onde usar o cornerstone?

Existem duas principais formas de usar esse conteúdo, sendo elas: 

  • para conduzir o tráfego de volta ao seu site;
  • usar como conteúdo para o blog.

Veja mais detalhes sobre essas formas:

Para conduzir o tráfego de volta ao seu site

Um dos benefícios dos conteúdos cornerstones é atrair resultados de mecanismos de busca e novos visitantes.

Sendo assim, é essencial certificar que esse material apareça em posição de destaque em sua página e em qualquer outra de destino.

Uma forma de fazer isso é criar páginas adicionais que fazem link de volta para postagens específicas com informações relevantes. Por exemplo as páginas de “perguntas frequentes”. 

Como conteúdo para o blog

Aqui é importante que o conteúdo tenha todas as informações essenciais que os leitores precisam e que seja relevante para o público-alvo.

Por exemplo: digamos que você seja dono de um hotel. Você pode fazer um conteúdo para o blog com todas as informações sobre o seu hotel – desde valores de quartos até as instalações, café da manhã, entre outros.

Além disso, você pode usar esse conteúdo em outros blogs parceiros, melhorando, assim, o SEO do seu site. 

Como criar um bom Conteúdo Cornerstone?

Agora que você já sabe o que é um conteúdo cornerstone, sua importância e onde usá-lo, vou te mostrar como criar esse conteúdo. 

É importante destacar que você precisa manter um padrão de alta qualidade e conhecer as práticas de SEO para que o conteúdo seja relevante. 

Veja algumas dicas para elaborar: 

Determine um assunto

O assunto que você irá abordar deve estar ligado com a área de atuação da sua empresa. Do contrário, a coerência da estrutura estará comprometida e o usuário não entenderá nada. 

Além disso, o Google poderá punir sua página e rebaixá-la no ranking de resultados relevantes.

Dessa forma, quando definir o assunto, mantenha uma visão ampla do que será discutido e o que o usuário encontrará ao entrar no seu artigo. 

Crie conteúdos originais que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar. Assim, você irá conquistar o leitor que está em busca de um diferencial. 

Faça pesquisas

Essa é a melhor maneira de saber o que os concorrentes estão fazendo e de que outra forma você pode produzir o artigo de forma original.

Desse modo, para saber qual a melhor direção seguir é importante pesquisar antes. Você pode fazer isso por meio de palavras-chaves curtas e que tenham um bom volume de buscas. 

Use palavras-chave

Além de serem essenciais para o SEO e para os mecanismos de busca, as palavras-chave ajudam a criar uma maior coesão dentro do seu artigo. 

Você pode escolher entre as de cauda longa ou curta e utilizá-las de acordo com o seu objetivo. 

Tenha links internos

É importante que você leve em consideração que se o seu artigo for bom, ele será compartilhado. Logo, é necessário que tenham links que levem aos seus serviços. 

Sendo assim, faça um mapa que interligue todas as informações e coloque os links relacionados dentro do conteúdo. 

Direcione as palavras-chave do link da melhor maneira possível para que o seu usuário clique!

Faça um bom título

Essa é uma das partes mais difíceis de escrever, afinal, você precisa encontrar uma frase com poucas palavras que resuma tudo o que o seu texto tem a dizer. 

Aqui é necessário que a palavra-chave escolhida apareça, pois ela é o foco do conteúdo e é o que o usuário está buscando.

Conteúdo em si

As informações que você coloca no texto são de extrema importância para os algoritmos de busca. É no conteúdo que os links estão inseridos e é nele que a análise de coesão e coerência é feita. 

Além disso, é importante se atentar ao número de palavras do texto, pois não pode ser muito curto e nem muito extenso. 

O ideal é manter entre mil e três palavras para que os serviços de busca tenham material suficiente para analisar e os usuários encontrem o que estão buscando. 

Também é importante revisar o conteúdo para que evite erros ortográficos, pontas soltas e ideias desconexas.

Nessa revisão, você precisa analisar as palavras-chave e os links e, se após tudo isso o conteúdo estiver bom, é hora de postar.

Promova o conteúdo Cornerstone

O conteúdo principal requer mais esforço do que outros tipos de textos. Por isso, você deve garantir que todos vejam o trabalho que você produziu.

Para fazer isso, você deve promover seu conteúdo para que ele alcance mais pessoas após a publicação.

Abaixo dou algumas dicas para promover o conteúdo cornerstone:

  • Compartilhe o conteúdo em diferentes plataformas de mídia social. Pode ser uma postagem de vídeo no Instagram, uma mensagem de texto no LinkedIn,  um tweet no Twitter ou até mesmo uma foto no Pinterest. O importante é que você mostre para as pessoas o que você acabou de postar.
  • Envie e-mails para as pessoas por meio de uma lista de e-mails baseada no usuário. 
  • Se beneficie de sites de comunicação de mídia social, como Reddit, Medium, etc. Essas plataformas também possuem um grande número de usuários e podem ajudar a alavancar o seu conteúdo.

Por fim…

O Conteúdo Cornerstone é um conteúdo abrangente e perfeito para SEO. Ele reflete a essência de um site e fornece informações ricas sobre um tópico específico pesquisado pelo seu público-alvo.

Esse conteúdo é fundamental para que o seu site esteja no topo do ranking e atraia cada vez mais usuários!

Agora que você já sabe o que é um conteúdo cornerstone e como fazê-lo, leia outros artigos sobre SEO em nosso blog! 

Sem dúvidas você aprenderá muito e levará o seu site para outro patamar.