Com a transformação digital é comum notar que diversas áreas estão evoluindo para trazerem cada vez mais inovação no mercado e o Marketing Digital não poderia ficar de fora. Um exemplo disso é o Flywheel de Marketing, que chegou para ficar!

Imagino que você já ouviu falar sobre o tradicional Funil de Vendas, né? No passado, ele foi bastante utilizado e trouxe bons resultados para as empresas, porém o futuro agora é do Flywheel de Marketing.

Quer saber como? Continue a leitura até o final e descubra!

O que é Flywheel Marketing?

O modelo Flywheel é um novo modelo de Marketing idealizado pela HubSpot, uma das maiores empresas globais de inbound marketing, vendas e atendimento ao cliente, que pretende substituir o modelo tradicional de funil de vendas.

Como destaque, este Flywheel não tem início e fim, como é o caso de um funil tradicional, mas sim está em constante movimento.

A estrutura do Flywheel enfatiza a relação entre a empresa e o cliente como se fosse um ciclo. Este é um loop infinito em que os clientes podem continuar a interagir com a empresa (e vice-versa), após a conclusão da transação.

Uma boa experiência do cliente resulta em mais clientes e até mesmo vendedores, pois eles estarão satisfeitos com o seu desempenho, o que resulta em maior engajamento e produtividade na empresa.

Quais as diferenças entre Flywheel e o Funil de Marketing?

Uma das coisas mais importantes que teremos que levar em conta para implementar um modelo Flywheel são as diferenças que ele possui em relação a um funil de vendas tradicional.

A primeira é sobre o lugar que o cliente ocupa. Enquanto no funil tradicional o cliente é um sujeito passivo que percorre as diferentes partes do nosso funil de vendas, no modelo Flywheel o cliente ocupa uma posição central no processo e tudo será voltado para ele.

Isso ocorre porque o cliente agora faz parte do nosso próprio conteúdo, e um cliente satisfeito é o melhor material que podemos ter para potenciar as vendas. 

Os pilares do Flywheel

Para entender essa metodologia com mais detalhes, é necessário conhecer os seus três pilares:

Atrair

Como o próprio nome indica, nesta primeira fase é essencial criar conteúdos, experiências e formatos desejáveis ​​para serem consumidos pelo público-alvo. Ou seja, trata-se de gerar potenciais clientes garantindo que eles agreguem valor ao público-alvo.

Confira algumas práticas que podem ser utilizadas aqui:

  • Postagens de blog e marketing de conteúdo.
  • Estratégia de palavras-chave e SEO.
  • Presença nas redes sociais.
  • Mídia paga.

Durante a fase de atração, você está incentivando o cliente a iniciar a jornada de compra por conta própria. Ao fornecer esses conteúdos relevantes e gratuitos, os clientes em potencial podem determinar se estão interessados ​​em conhecer a sua empresa. 

Dessa forma, se as suas técnicas de inbound focarem nestes públicos específicos, você os convencerá a agir de acordo com seus CTAs, para solicitar mais informações.

Envolver

Trata-se de estabelecer um relacionamento contínuo e de longo prazo com o público-alvo, por meio do fornecimento de soluções, educação e atendimento personalizado ao longo do processo de compra do cliente. 

Confira algumas práticas que podem ser utilizadas aqui:

  • Campanhas de e-mail segmentadas;
  • Conteúdo fechado, como eBooks e infográficos para download;
  • Atendimento individual, como demonstrações e telefonemas iniciais;
  • Conteúdo gratuito elevado, como webinars;
  • Avaliação gratuita do produto.

Muitas das técnicas da fase de engajamento podem ser consideradas como respostas diretas aos problemas que os clientes trazem para suas equipes de atendimento. O departamento de vendas também poderá utilizar seu trabalho, oferecendo-o aos clientes caso surjam dúvidas em suas comunicações.

Encantar

Quando se trata de armazenar memórias, sabe-se que os eventos com carga emocional positiva são mais lembrados do que os neutros. E é exatamente isso que queremos gerar nesta última fase. 

Portanto, é fundamental oferecer uma experiência extraordinária ao longo da jornada do cliente através dos serviços, de forma que ele guarde uma ótima lembrança.

Confira algumas práticas que podem ser utilizadas aqui:

  • Eventos presenciais para estimular o networking e treinamentos;
  • Conteúdos exclusivos para membros, como eBooks e webinars;
  • Campanhas de e-mail personalizadas;
  • Convites para experimentar novos recursos ou produtos em teste beta.

Esses são os clientes com os quais você pode trabalhar para criar estudos de caso, vídeos de análises de produtos e outros conteúdos. 

Como implementar essa técnica na sua empresa?

Como você pode conferir nos trechos acima, fica nítido que a chave para aplicar essa técnica na sua empresa é priorizar a experiência do cliente. A seguir, é possível conferir alguma das melhores dicas para colocar isso em prática:

Para que o Flywheel marketing comece e seja eficiente, três aspectos essenciais devem ser levados em consideração:

Velocidade

A velocidade é aumentada ao aplicar força nas áreas onde pode ter maior impacto. No Flywheel, existe um esforço significativo para satisfazer os clientes e torná-los bem-sucedidos. 

Portanto, quando a força é aplicada em pontos diferentes, é preciso tomar cuidado para não fazer inversões e pular as etapas do processo.

Por exemplo, o aumento das vendas não está alinhado com a satisfação dos seus clientes e isso faz com que a estratégia perca sua velocidade, já que precisará de ajustes. 

Atrito

Um ponto chave para reduzir os atritos com os clientes é focar nos objetivos do cliente e criar uma estratégia 100% voltada para isso. Para isso, confira as seguintes boas práticas:

  • Identifique o atrito: quais são as  reclamações mais comuns de seus clientes ? Quais são as  métricas que têm os piores índices  ou que são mais difíceis de melhorar? 
  • Automatize tarefas: tecnologias como chatbots ajudam a diminuir o atrito durante a interação para tirar dúvidas, por exemplo. 
  • Redefinir metas: às vezes, surgem atritos porque duas equipes estão trabalhando em direções opostas e não existe sinergia, por isso é importante definir bem as metas e alinhar os times na mesma página.

Confiança

Os clientes estão começando a confiar menos nas empresas, o que significa que a mudança do marketing de funil para o flywheel nunca foi tão importante. 

Segundo dados de uma pesquisa da HubSpot:

  • 81% dos consumidores confiam mais nos conselhos de amigos e familiares do que nos conselhos profissionais de negócios;
  • 65% dos consumidores não confiam em anúncios pagos, com 71% afirmando que não confiam em anúncios de mídia social patrocinados;
  • 55% dos consumidores concordam que não confiam tanto nas empresas quanto antes.

Bônus: Teste A/B

Essa é uma etapa fundamental para praticamente todas as estratégias em uma empresa, seja de marketing ou não, porém é importante ressaltar. 

Afinal, com testes é possível identificar possíveis melhorias e acertos que serão os insights necessários para evitar problemas no futuro e melhorar a tomada de decisões. 

Essa etapa também ajuda a criar padrões na empresa, para que haja um maior alinhamento entre as equipes e agilidade na rotina de trabalho.

Setores da empresa que utilizam o Flywheel

O modelo flywheel é como uma engrenagem que está ligada pelos seguintes setores de uma empresa:

  • Marketing;
  • Vendas;
  • Pós-venda.

Marketing

Com o antigo Funil de Vendas era esperado que o cliente realizasse apenas uma compra, enquanto que o Flywheel explora a possibilidade de um mesmo cliente repetir mais de uma venda. 

Dessa forma, a equipe de marketing pode e deve continuar a interação constante com os clientes atuais. Assim, é possível renovar, atualizar e melhorar o relacionamento com eles.

Além disso, também é possível apresentar novos produtos ou features para realizar a manutenção da compra e aumentar o faturamento. 

Vendas

Não é de estranhar que, com o poder de compra nas mãos do comprador, os nossos clientes se tenham tornado os nossos best-sellers, ainda melhores do que os especialistas deste departamento comercial, tornando-se embaixadores das nossas marcas e produtos. Todo mundo sabe que os consumidores são quase tão céticos em relação aos comerciais quanto aos anúncios. 

Uma das melhores estratégias do marketing é a modalidade boca a boca, afinal, os clientes gostam de ouvir relatos confiáveis de pessoas que indicaram a sua empresa. A prova disso é que segundo o Semrush, 88% das pessoas têm um nível mais alto de confiança em determinada marca quando um amigo ou familiar a recomenda.

Portanto, vale mais a pena manter os clientes atuais do que conquistar novos, seja em relação aos custos ou tempo nas tarefas.

Pós-venda

Ao longo deste post estamos falando sobre a fidelização de clientes e é aqui que isso acontece. O time de pós-venda estará preparado para identificar os clientes que precisam de mais atenção e os mais engajados.

Dessa forma, será possível definir estratégias adequadas para cada um deles, a fim de manter o contato e estimular a re-compra dos produtos ou serviços.

Case de sucesso: Amazon

Jeff Bezos, CEO da Amazon, decidiu implementar a técnica do Flywheel há anos atrás quando a ideia não era muito disseminada, e o resultado não poderia ter sido melhor.

A Amazon começou a focar na criação de experiências positivas para o cliente, para aumentar o tráfego do site e inspirar mais marcas a vender produtos na internet.

O resultado disso é que, atualmente, a Amazon é a terceira empresa mais valiosa do mundo, apenas atrás do Google e Apple. Além disso, o seu valor de mercado de ações é superior a US $ 760 bilhões.

Conclusão: por que vale a pena adotar o Flywheel?

Agora que você já conhece as principais características sobre essa metodologia, vamos trazer os principais benefícios que tornam ela indispensável na sua empresa. Confira: 

  • Evitar atritos ou perdas de clientes;
  • Lealdade;
  • Recomendações gratuitas;
  • Dados e processos de negócios simplificados;
  • Trabalho em equipe unificado;
  • Operações de receita alinhadas;
  • Aumento do crescimento da receita;
  • Maior engajamento de clientes e colaboradores.

Espero que tenha gostado do post e fique ligado em nosso blog para conferir mais conteúdos sobre Marketing Digital!