Como o próprio nome sugere, SEO (Search Engine Optimization) é uma otimização para os motores de busca. Ou seja, é um conjunto de técnicas, ferramentas e estratégias que potencializam a possibilidade de um site alcançar o posicionamento nas páginas de resultados em mecanismos de pesquisa. 

De antemão imagine o seguinte: as férias estão chegando e você decide que vai viajar. Alguns amigos e familiares falaram de alguns destinos que te interessam e você gostaria de saber mais, ou mesmo encontrar um destino completamente novo e diferente. 

Onde você vai buscar toda essa informação? Na internet, não é? 

Na atualidade, para fazer nossas pesquisas na internet, dificilmente digitamos diretamente o endereço do site de uma empresa, organização ou lugar.

O comportamento mais comum é digitarmos palavras-chaves em um buscador da internet, como o Google.

E é aí que entra o SEO – Search Engine Optimization. Os sites, respostas, vídeos que aparecem ali na tela do Google, normalmente, foram otimizados para aparecer ali.

Por aí, já é possível saber que consegue otimizar para aparecer na primeira página do Google, tem mais acessos e, consequentemente, mais receita, se for um site que gere receita.

Por que usar SEO?

Uma ótima definição do porquê usar SEO é a de Maria Carolina Avis, na obra “SEO de verdade”: “estar bem ranqueado é uma questão de sobrevivência no mercado atual, já que existe uma máxima na internet, segundo a qual se não está no Google, não existe” (Avis, 2019, p. 24). 

Sendo assim, a prática do SEO é essencial para que os buscadores relacionem o seu site e o posicionem bem por meio de palavras-chave bem elaboradas. Dessa forma, você será capaz de criar, por meio de planejamento e pesquisa, exatamente um conteúdo baseado nas dores dos seus clientes. Então, sim! Tem que usar SEO para se destacar. Seja no Google, no Youtube, nas redes sociais…

Onde quer que tenha uma barra de busca, você pode otimizar o seu conteúdo para aparecer ali nos primeiros resultados.

História do SEO

De acordo com registros, o SEO surgiu em 1997. No entanto, existem três vertentes distintas sobre a sua origem. 

Em primeiro lugar é relatada no livro Net Results: Web Marketing That Works (lançado em 1998), onde Bob Heyman e Leland Harden teriam definido verbalmente o termo.

Na segunda, Danny Sullivan menciona que o termo Search Engine Optimization aparece numa publicação na Usenet em 26 de julho de 1997.

Porém, na terceira e mais concreta versão, a empresa de John Audette (Multimedia Marketing Group) já tinha páginas web no início de 1997 que mencionavam o termo Search Engine Optimization.

Entenda mais sobre SEO e como melhorar seus textos, sites e vídeos para os principais motores de busca da atualidade. VER MAIS CONTEÚDOS SOBRE SEO