Para aparecer na primeira página do Google sem anúncios, você precisa entender qual é a intenção de busca das pessoas que está buscando por um produto ou serviço. Além disso, você precisa ter um site, ou um perfil em alguma rede social, ou se for um negócio local, precisa ter um perfil no Google Meu Negócios.
Tudo isso deve estar otimizado (com um conteúdo que faça sentido) para quem está buscando e com a intenção de busca dela.
Índice do artigo
A importância de aparecer na primeira página do Google
Uma pesquisa da Hubspot mostrou que 75% dos usuários que fazem uma busca no Google não passam da primeira página de resultados. (observe o seu comportamento, você frequentemente passa da primeira página do Google?). Vamos entender juntos como aparecer na primeira página do Google (sem anúncios).
Antes de seguirmos, tem alguns textos que podem ser interessantes para você:
Com a nova geração de motores de pesquisa, os links de sites são ordenados de acordo com a relevância de conteúdo de cada página e de acordo com a intenção do usuário (sim, dependendo das palavras que você usa, dá para saber a sua intenção de busca).
Sendo assim, se uma empresa concorrente está bem posicionada no Google e o seu estabelecimento não, quando um cliente em potencial pesquisar sobre os serviços que vocês oferecem, encontrará somente a página da empresa concorrente.
Por isso é importante usar as técnicas de SEO para ficar bem ranqueado e aumentar as possibilidades de acesso da página e, consecutivamente, o seu número de clientes.
Vamos entender isso melhor. Vem comigo.
Como os buscadores funcionam?
Você deve estar se perguntando como os buscadores funcionam, certo? Basicamente, os buscadores são um sistema encarregado de pesquisar arquivos armazenados em servidores da internet.
Eles funcionam da seguinte maneira: o usuário pesquisa uma palavra-chave e, como resultado, os buscadores entregam uma lista de links que direcionam para os sites que mencionam o termo pesquisado.
Os buscadores são organizados em 3 tipos principais:
- Buscadores hierárquicos
- Diretórios
- Metabuscadores
Entretanto, cada buscador tem suas regras, fatores e inteligências artificiais que vão ditar quem aparece em primeiro, sem segundo… e assim por diante. Não é porque uma página está em primeiro hoje, que ele vai permanecer em primeiro nos próximos meses. São muitos fatores que vão determinar isso, mas se tem algo que é consenso, é que você precisa priorizar o usuário no seu conteúdo.
De nada adianta você otimizar o seu conteúdo para aparecer na primeira página se não é o que o usuário está buscando. Ele vai voltar para o Google e continuar procurando. (Isso vai indicar para o Google que o seu site não tem bons conteúdos para aquela palavra-chave, e você poderá perder posições se isso acontecer com muita gente).
Como o Google funciona?
O Google funciona com base no uso do PageRank e tem a premissa de que as páginas mais buscadas estejam ligadas, em maior quantidade, a outras páginas.
Seu processo de busca gira em torno de identificar a importância e a concordância dos conteúdos encontrados na Internet com relação às palavras usadas pelo usuário. Buscando priorizar o usuário como o maior interessado.
Nas recomendações oficiais do Google, temos o seguinte:
Recomendações do Google para SEO
- Torne seu site interessante e útil.
- Saiba o que seus leitores querem (e dê isso a eles)
- Aja de forma a cultivar a confiança do usuário.
- Deixe clara a experiência e a autoridade.
- Forneça uma quantidade adequada de conteúdo para o seu assunto.
- Evite anúncios que distraem.
- Use os links com sabedoria.
Em suma, é isso! Simples assim, mas não é porque é simples que é fácil fazer. Vamos entender isso um pouco melhor nos posts deste blog.
Entenda mais sobre SEO e como melhorar seus textos, sites e vídeos para os principais motores de busca da atualidade. VER MAIS CONTEÚDOS SOBRE SEO