Se você quer aparecer primeiro nas buscas do Google e ser referência no seu mercado de atuação, saiba que as palavras-chave para SEO são o caminho para isso.
Essa é uma das técnicas para ter um Blog de sucesso. Por isso, vou te ensinar o que são palavras-chave, como escolhê-las e como usá-las corretamente.
Com elas, você poderá gerar mais tráfego em seu blog e atrair mais leads para o seu negócio!
Continue lendo e aprenda.
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Índice do artigo
O que são palavras-chave?
As palavras-chaves são o principal instrumento de uma pesquisa. São compostas por termos de uma ou mais palavras que dão um direcionamento na hora de criar as páginas, blog e sites.
A princípio, elas são a forma como o usuário escreve a sua dúvida no buscador com o intuito de obter respostas.
Sendo assim, ao definir uma palavra-chave, você passará a mensagem para o Google de que seu conteúdo fala sobre um determinado assunto daquele termo específico.
Sobretudo, a pesquisa de palavras-chave é um estudo que define quais palavras são importantes para o seu negócio.
Com base nessa pesquisa, você consegue criar estratégias de conteúdo para melhorar o posicionamento orgânico do seu site.
Dessa forma, se você fizer a escolha da palavra-chave correta e aplicar as estratégias de SEO, seu conteúdo será exibido para a pessoa que buscou aquela palavra-chave.
Tipos de palavras-chave para SEO
Existem duas formas distintas – mas semelhantes -, de aumentar o tráfego orgânico de um site e conseguir oportunidades.
São elas:
- Palavras-chave cauda curta
- Palavras-chave de cauda longa
Esses dois tipos precisam ser levados em consideração na hora de escolher o objetivo da estratégia.
A diferença entre elas é simples, vou te explicar:
Palavras-chave de cauda curta
De antemão é preciso dizer que esse tipo de palavras-chave para SEO têm um maior volume de buscas mensal.
Por exemplo, a palavra-chave “Marketing” tem mais de 60 mil buscas mensais. Imagine quanto tráfego orgânico que um conteúdo bem rankeado para esta palavra-chave pode conseguir!
Entretanto, analogamente ao grande volume de buscas, esse tipo de palavra-chave possui uma concorrência enorme!
São milhares de conteúdos, sites e diversos outros tipos de materiais ranqueados para apenas uma palavra-chave absurdamente abrangente.
Logo, quando estiver pensando em usar uma palavra-chave de cauda curta, leve em consideração:
- O volume de tráfego e a concorrência da palavra-chave;
- A grande concorrência aumenta a necessidade de conteúdos completos e bem feitos;
- Atualizações com frequência para permanecer nas posições;
- Embora tenha um grande número de tráfego orgânico, o público costuma ser menos qualificado;
- São genéricas;
A escolha de usar ou não essas palavras-chave de cauda curta dependerá do seu objetivo e da estratégia.
Palavras-chave de cauda longa
Ao contrário das palavras-chave de cauda curta, essas são consideradas o pote de ouro do marketing. Isso porque elas são mais longas e mais específicas.
Imagine que você tem um blog sobre moda e está criando um conteúdo sobre camisetas polo azul.
Certamente existe um público fiel desse tipo de camiseta que sempre está em busca de promoções para comprar mais um modelo.
Sendo assim, se você criar um post com a palavra-chave apenas “camisetas polo” o volume de buscas será maior, mas os cliques no CTA serão menores.
Do contrário, se a palavra-chave for “camiseta polo azul” – mais específica, o tráfego orgânico será menor, mas a conversão aumentará, pois as pessoas estão buscando exatamente aquilo.
Entendeu a diferença entre elas? Para te ajudar ainda mais, vou citar as características do tipo de palavra-chave de cauda longa, veja:
- Menor tráfego orgânico, mas qualificado;
- Conteúdos direcionados a um ponto específico;
- Melhores para tirar dúvidas;
- Ideal para conversão de visitantes em leads.
Como escolher palavras-chave para SEO?
Existem diversas formas de fazer uma pesquisa de palavras-chave e, nesse sentido, tem algumas variáveis relevantes que você precisa levar em consideração na hora de fazer a pesquisa. Acompanhe:
Volume
Trata-se do volume de buscas mensais por determinado termo no Google. É uma variável muito importante, pois é fundamental garantir que haja muitas pessoas efetivamente procurando pelas palavras-chave para SEO que você quer competir.
Dificuldade
Há palavras que já são exploradas por sites de muita relevância e bem avaliados pelo Google. Como resultado, é muito difícil posicionar seu site entre os primeiros para alguns termos.
Sendo assim, uma dificuldade alta significa que o ranqueamento será mais difícil.
Intenção de compra (estágio do funil)
Esta é uma variável para ajudar na tomada de decisão sobre um termo. Por exemplo, uma palavra que seja relacionada ao seu produto ou serviço é considerada uma palavra com alta intenção de compra.
Já uma palavra do seu mercado que indique a busca por algum problema resolvido por seu produto, pode ser considerada como baixa intenção de compra.
Posição atual
Essa é a variável que mostra a posição atual do seu site para determinada palavra.
A partir desse diagnóstico, é possível ver quais páginas você pode otimizar para melhorar a posição ou para quais você não possui uma página ranqueada e precisa produzir um conteúdo.
Concorrência
Esse é um fator crucial na escolha de uma palavra-chave para SEO. Afinal, se você não olhar a sua concorrência, sua posição no ranking pode ficar baixa.
Dessa forma, analise e conheça a sua concorrência.
Como fazer sua pesquisa de palavras-chave?
Agora que você já entendeu o que são palavras-chave e os tipos, vou te ensinar como fazer uma pesquisa eficiente.
Passo 1
Defina o tema da postagem. Esse é o ponto que regerá a pesquisa;
Passo 2
Escolha por onde fará a pesquisa. Existem diversas ferramentas para buscas de palavras-chave para SEO que levam em consideração aqueles fatores que citei acima. Vou te indicar 4:
Passo 3
Após escolher uma das ferramentas, coloque a palavra-chave do seu interesse e analise os dados. Essas ferramentas também mostram variações e termos relacionados, além de possibilitar olhar a concorrência.
Passo 4
Selecione as boas opções de palavras-chave levando em consideração as variáveis citadas.
Passo 5
Pronto! Agora é colocar a mão na massa e começar a produzir o conteúdo baseado na palavra-chave escolhida.
Onde colocar as palavras-chave de SEO na postagem?
Depois que você aprendeu a buscar palavras-chave para SEO, é importante saber como usá-las em seu texto.
Para otimizar suas páginas de conteúdo, você deve inserir as palavras em:
- Meta-títulos;
- Descrições;
- Imagem Alt;
- H1 (título principal);
- H2 (sub-títulos);
- Ao longo do corpo do texto.
Para saber onde colocar as palavras-chave você pode usar um plugin do Yoast, que é gratuito para os usuários do WordPress.
Importância das palavras-chave para SEO
O ponto de partida para qualquer estratégia de SEO é escolher quais são as melhores palavras-chave para ranquear no Google.
Além disso, é importante que após definir uma estratégia para alcançar o seu objetivo. Afinal, quem produz conteúdo apenas por produzir não terá nenhum resultado.
Portanto, para que seu site alcance o potencial máximo, é preciso que exista um planejamento por trás da produção de conteúdo e uma estratégia definida.
Nesse sentido, a pesquisa de palavras-chave é o segredo para o sucesso do seu site!
Pense comigo: não seria incrível se você conseguisse fazer com que seus conteúdos ficassem nas primeiras opções de busca do Google?
Imagino que sua resposta seja sim. Para isso, você não pode depender da sorte e dar tiros no escuro. Você precisa de uma estratégia – e ela começa com a busca de palavras-chave para SEO.
Seguindo os passos que apresentei neste artigo, você produzirá conteúdos que, de fato, contribuem para o crescimento do seu site.
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