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Page Rank: O que você precisa saber

PageRank tudo o que você precisa saber

Se você estuda SEO certamente já ouviu falar de PageRank, certo? Ele é um dos muitos indicadores que possibilitam aos buscadores classificar os sites para mostrá-los em seus resultados de pesquisa.

Por meio do PageRank, um motor de busca determina a popularidade de uma página. E, no mundo digital, um site precisa ser relevante para aparecer na primeira página do Google. 

Continue a leitura para entender mais sobre esse algoritmo tão importante!

O que é PageRank? 

O PageRank é um mecanismo de busca do Google desenvolvido para classificar a popularidade de cada página da internet com base nos links que recebe e na popularidade dos sites vinculados a ela. 

Dessa forma, cada página e site são indexados pelo buscador de acordo com sua pontuação no PageRank e de outros fatores. 

Entretanto, essa pontuação do PageRank é um dos critérios mais importantes em SEO.

Uma breve história do Google PageRank

A primeira patente do PageRank surgiu em 1998 e se tornou a métrica original utilizada pelo Google para calcular a importância de uma página e classificá-la. 

E o que isso tem a ver com o Google? Tudo! O buscador foi criado com base na ideia de Sergey Brin, que acreditava que as informações na Web poderiam ser classificadas com base na popularidade do link. 

Dessa forma, era levando em conta o número e relevância das páginas que apontam para esse determinado link.

No artigo que apresentou o Google, é possível ver a referência ao PageRank quando os recursos do mecanismo de pesquisa são explicados:

O mecanismo de pesquisa do Google tem dois recursos importantes que o ajudam a produzir resultados de alta precisão. Primeiro, ele usa a estrutura de link da Web para calcular um ranqueamento de qualidade para cada página. Segundo, o Google utiliza links para melhorar os resultados de pesquisa.

O PageRank é o que tornou o Google algo único.

Afinal, o PageRank ainda existe?

É importante ressaltar que o PageRank não foi extinto, ele só não é mais divulgado como  antes pelo Google. 

Assim, a métrica continua existindo, porém só o Google tem acesso a essa informação.

Dessa forma, se você pesquisar por uma calculadora de PageRank ou em qualquer outra ferramenta que exibe essa escala, o retorno da ferramenta provavelmente será zero. Mas não significa que a métrica seja realmente zero.

Como funciona o PageRank?

O PageRank mede a qualidade e a quantidade de links recebidos por uma página de um site. O objetivo é refinar sua classificação

Sendo assim, quanto mais alta for a popularidade de um site, mais valioso ele será para os rastreadores de mecanismos de busca. 

Esse é um dos elementos que domina a referenciação entre websites. Contudo, não é o único, pois existem centenas de outros fatores para melhorar o seu posicionamento nas páginas de resultados do Google.

Por muito tempo, a barra de ferramentas do Google deu uma ideia aproximada do PageRank das páginas web. Tratava-se de uma pontuação de 1 a 10. 

Contudo, esse indicador público acabou não sendo mais atualizado e foi abandonado em 2016. 

Depois disso, o Google deixou claro que seu mecanismo continuava a usar o algoritmo confidencial internamente.

Por que o PR é importante?

Como dito anteriormente, esse mecanismo é um critério de posicionamento levado em consideração no algoritmo do buscador. 

Embora o Google não tenha comunicado sua influência exata, o PageRank faz toda a diferença em uma estratégia de SEO, confirmando sua importância. 

A popularidade de um site resulta da quantidade e da qualidade dos links que ele recebe. Logo, está diretamente relacionada ao link building – estratégia usada em SEO para aumentar o número e a qualidade dos links de entrada para uma página. 

O que é levado em consideração no algoritmo de PageRank do Google? 

Para avaliar a popularidade de um site ou página da internet, o algoritmo PageRank leva em consideração o número de links recebidos e a popularidade dos sites que enviam esses links. 

Além disso, o tema das páginas também se tornou um critério integrado no cálculo da pontuação. 

Ou seja, é importante que a página fale sobre o tema que o seu conteúdo está tratando.

Como ter uma boa pontuação no PageRank? 

Para você ter uma boa pontuação no PageRank é preciso fazer um trabalho bem orientado com os links. 

Você deve sempre pensar nesses três critérios: 

Também é importante prestar atenção ao tema que liga as duas páginas, pois o algoritmo do Google é capaz de julgar a proximidade semântica entre os dois conteúdos.

Boas práticas para aumentar a pontuação

Para aumentar sua pontuação é necessário aproveitar ao máximo o PageRank que você recebe de sites externos. 

Existem pelo menos três métodos muito simples para isso, acompanhe:

Procure todos os diretórios que tratam do mesmo tópico do seu site

Junte o maior número possível de diretórios para obter vários links que irão direcionar para o seu site. 

É aos poucos que você vai construir uma autoridade digital e essa é uma ótima forma de começar!

Faça trocas de links com sites que falam de assuntos similares 

Quanto melhores os sites, melhores são os links. Sendo assim, você ganhará PageRank e relevância nos assuntos com os quais lidam juntos. 

Entretanto, tenha cuidado: se o seu site apontar para um site mal avaliado pelo Google, a troca de links pode fazer mais mal que bem. 

Portanto, escolha seus parceiros com atenção!

Faça com que seu site seja mencionado nos fóruns 

Essa estratégia só funciona se o seu site for de qualidade e os membros do fórum falarem coisas boas sobre ele. 

E, quanto melhor for o seu site, mais links “espontâneos” você receberá. Ou seja, outros sites decidirão, por conta própria, criar um link para o seu site porque ele será interessante e digno de ser visitado. 

Se você conseguir isso, está definitivamente no caminho certo!

E como saber o meu PageRank?

Apesar do Google não estar mais disponibilizando o PageRank, costumamos usar algumas métricas que se espelham no documento original do PageRank para elaborar uma métrica similar.

Uma recomendação é usar o conjunto de métricas da Moz, o Domain Authority e o Page Authority.

Tanto o Domain Authority como o Page Authority estimam o quão bem um site irá se posicionar nos resultados de busca.

Em resumo…

Os motores de busca consideram que o interesse do seu site é diretamente proporcional à sua popularidade. Ou seja, ao número de links que apontam para ele. 

Quanto mais pessoas falam sobre você, mais interessante você é e merece uma classificação elevada! 

É importante lembrar que o interesse dos sites que falam sobre você também é levado em consideração.

Apesar de ser muito importante, esse mecanismo está longe de ser o único fator que influencia o posicionamento do site. 

Portanto, não cometa o erro de focar nisso como sua única estratégia de netlinking. 

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